Eventos e Turismo

Datas Comemorativas



Maio

dia 12 - Aniversário da Cidade



Outubro

dia 12 - Nossa Senhora Aparecida







TURISMO



Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema



O Parque na Bacia do Rio Paraná, criado como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta/CESP. Foi criado em 17 de dezembro de 1998 com objetivo de preservar os últimos remanescentes de ambiente de várzea livres de represamento, na bacia do Rio Paraná, e possui mais de 73 mil hectares de extensão, perfazendo uma área de 6.161,80 km², abrangendo além de Taquarussu os municípios de Jateí e Naviraí.



Os varjões do Parque do Ivinhema compreendem o último trecho livre, sem represamento, do Rio Paraná. É uma área de inundações periódicas, protegendo refúgios de espécies animais e vegetais do cerrado e da floresta estacional.



Área de Preservação Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná



Esta unidade de conservação está localizada nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país; nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e sua área total é de 1.003.059 ha.. O município de Taqaurussu é o único que está totalmente inserido dentro da área desta unidade ocupando 105.487,796 ha.



Esta unidade foi criada para proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, tais como: o cervo-do-pantanal, o bugio, a lontra, a anta, a jaguatirica e a onça-pintada; garantir a proteção dos sítios históricos e arqueológicos.