REUNIÃO COM BENEFICIÁRIOS DOS PROGRAMAS BOLSA FAMÍLIA E VALE RENDA FOI REALIZADA EM TAQUARUSSU

No ultimo dia 22.05.2019 aconteceu no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) a reunião mensal para os beneficiários dos Programa Bolsa Família, e Vale Renda residentes nas área Urbana e Rural do Município de Taquarussu-MS.  .

O encontro iniciou com repasse de informação e orientações referentes ao programa e a importância dos beneficiários cumprirem com as condicionalidades exigidas referente aos segmentos da rede de Educação, Saúde e Assistência Social como também a importância da atualização do cadastro.

Uma das pauta apresentada foi a questão da realização  do curso básico de cabeleireiro previsto para acontecer no mês de Junho 2019.

A equipe do CRAS, ficou responsável na organização do ambiente e articulação com parceiros, e demais serviços para o acontecimento da reunião.

     Estiveram presentes os profissionais da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS do município.

A psicóloga Camila P. Gonçalves ministrou uma palestra e distribuiu material ao público presente, referente a Campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes , celebrado anualmente em 18 de maio.

“O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000”.

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

 

A dinâmica adotada pela profissional foi de interação, com as famílias presente, onde de forma sucinta explanou o assunto e após, deixou em aberto para a participação e colaboração da plateia.

Em seguida houve esclarecimentos referentes aos índices atuais, onde o  Brasil ocupa o segundo lugar nessa pratica de violência, também foi  apresentado os possíveis comportamentos em uma vitima de abuso ou exploração sexual. Na oportunidade a profissional orientou os procedimentos a seguir por parte de pais e responsáveis caso tenham a suspeita dessa violação em seu âmbito familiar.

Durante o evento comentou-se as formas de denúncia anônimas existentes no Brasil, sendo o Disque 100 e o aplicativo  dentre outras, todas são serviços gratuito disponibilizado á população principalmente a pessoas que se sintam ameaçadas ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual, esse serviço é estendido também para vitimas que sofrem outras violências.

A palestrante apresentou também o Objetivo e importância dos atendimentos no CREAS sendo o acolher  familiar; as orientação e intervenções, prestadas as vitima e sua família.

 

 

DSC_8253
DSC_8255

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *