No final da década de 50, atraídos pelas terras férteis, pioneiros de diversas etnias como nordestinos, paulistas e paranaenses chegaram em busca de melhores oportunidades de vida.

A existência de grande número de propriedades rurais com pequenas demarcações, na região, levaram seus moradores a erguer um povoado. Benedito Machado, Manoel Antônio Marciano Cordeiro, Miguel Araújo e Bruno Tribelli, lotearam suas propriedades para a implantação do novo povoado.Com a colaboração de Valero Nunes de Souza que elaborou a planta da nova comunidade. Em 1963, Antônio Rodrigues, estabeleceu a primeira casa comercial.

Elevada a distrito pela Lei nº 3.708 de 24 de maio de 1976 e o município pela Lei nº 76, de 12 de maio de1980.

Comemora-se no dia 12 de maio sua emancipação política.

Dados Gerais:

A População Total do Município era de 3.507 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

Sua Área é de 1.041 km² representando 0.2915 % do Estado, 0.065 % da Região e 0.0123 %de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de0.705 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)Área Territorial: 1.041 km²

Fonte: IBGE

Ano de Instalação: 1980

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Prefeitura endereço: Rua Alcides São Vesso, 267 CEP: 79765000

Emancipação: 12/05/198

As informações populacionais foram baseadas nos censos demográficos realizados pelo IBGE (www.ibge.gov.br) nos anos de 1970, 1980, 1991 e 2000. Além disso, também é possível encontrar as estimativas dos anos de 2001 à 2007, somente para a maioria dos municípios.A metodologia utilizada pelo IBGE em relação à população residente total, por sexo e situação de domicílio é referente aos moradores habituais em cada residência. O recenseamento dos moradores habituais do domicílio que estavam ausentes na data de referência é apresentado respeitando a presença inferior a 12 meses na residência em relação à data em que foi feita coleta da informação.Já o cálculo para a Estimativa Populacional respeita uma série de equações estatística desenvolvidas pelo IBGE dispostas abaixo:

Metodologia adotada nas estimativas populacionais municipais:O modelo adotado para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões, onde se observa a tendência de crescimento populacional do município, entre 2 Censos Demográficos consecutivos, em relação à mesma tendência de uma área geográfica hierarquicamente superior (área maior).O método requer a existência de uma projeção populacional, que leve em consideração a evolução das componentes demográficas (fecundidade, mortalidade e migração), para uma área maior que o município, quer dizer, para a Unidade da Federação, Grande Região ou País. Desta forma, o modelo matemático desenvolvido estaria atrelado à dinâmica demográfica da área maior.

Em síntese, o que a metodologia preconiza é que:• Se a tendência de crescimento populacional do município entre os Censos for positiva, a estimativa populacional será maior que a verificada no último levantamento censitário; caso contrário, a estimativa apontará valor inferior ao último Censo.

Fonte: IBGE (www.ibge.gov.br)

Comments are closed.

Close Search Window
Skip to content