BRASÃO

O Brasão de Armas do município de Taquarussu foi devidamente instituído no ano de 1982. Assim se descreve: escudo ibérico, de Gales com dois machados passado em aspas, acompanhados de duas flores de Liz dispostas em pala, tudo de ouro e borda-dura livrenjada de blau e prata, o escudo é encimado de coroa mural de prata de oito torres, suas portas abertas de sabiles (preto) e tem como suporte dois touros de sabiles, listem de Gales, com o topônimo – “Taquarussu”, entre os milésimos 1971 e 1980, em caracteres.

brasão taquarussu

SIGNIFICADOS

1 – Coroa Mural: é o simbolismo da emancipação política, é de acordo como o numero de torres, distingue a categoria de povoado. As coneas murais de prata, com oito torres, das quais somente cinco estão aparentes, em perspectivas se destinam aos povoados com a dignidade de cidade que detém a condição de município. As portas da coroa mural abertas de Sabiles (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Taquarussu, indicando que as portas das cidades serão abertas aos bem intencionados e desejamos de contribuir para o seu progresso.

2 – Escudo Ibérico: era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores de nossa terra. (art. 2º, inciso I).

3 – Bordadura: é emblema de favos, e a lisonjas representam o loteamento, levado a efeito, que favorecem o surgimento do povoado ora emancipado.

4 – a Cor Gales (vermelho): do campo do escudo, tem o significado heráldico de audácia, coragem, valores, galhardia, intrepidez, nobreza e conspícua, generosidade e honra, qualidades dos fundadores do povoado, que com os olhos postos no futuro, conquistaram corajosamente a terra, vencendo obstáculos e lançando as sementes de nosso município.

5 – Os Dois Machados: recordam a primeira atividade econômica exercida no território municipal; a extração da madeira e a atual indústria madeireira em Taquarussu.

6 – O Metal Ouro: tem o simbolismo heráldico de riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, honra, fé, prosperidade, soberania e mando, demonstrando os propósitos do povo de Taquarussu, que depondo estrita fé no criador, contribuem com seu trabalho profícuo para a prosperidade do município.

7 – A Cor Blau (azul): indica à justiça, formosura, doçura nobreza, vigilância serenidade, constância, firmeza incompatível, dignidade, zelo e lealdade e o metal prata é felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, formosura, integridade e amizade, tudo aludindo as belezas naturais do município os atributos morais e administradores e munícipes, e ao clima de harmonia de que desfrutem.

8 – Os Touros: constituem representativos heráldico de animais, dômilo e forte trabalho, indicam que a pecuária e as lidas de campo são fatores ponderáveis na economia municipal.

9 – A Flor de Liz: símbolos de Nossa Senhora Aparecida, refere-se à Santíssima Padroeira do Município, Nossa Senhora.

10 – O Listal: o topônimo “Taquarussu” identifica o município e os milésimos “1971” e “1980”, os anos respectivamente em que o povoado foi fundado e o da sua emancipação.

BANDEIRA

Na Bandeira consta o Brasão, acima especificado, e as cores trançadas em azul e vermelho reforçando os significados de nº 04 e 07 (cores Blau e Gales)

bandeira taquarussu

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.

Close Search Window
Skip to content