Estiveram reunidos a convite da gerente do Hotel B&S e presidente do conselho municipal de Turismo de Nova Andradina, Turismóloga Carolina Higashi Kunimatsu e de André Delgado, Gestor de Serviços organizacionais na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado do município de Nova Andradina, o Presidente da Associação comercial Renato Lazarini e a Chefe de Turismo Márcia Mendez e a Turismóloga Keila Cristina Prates Crivelli do município de Taquarussu.

Foram discutidos temas envolvendo a importância do desenvolvimento do turismo de forma regionalizada e a importância da união dos municípios do Vale das águas buscando meios e esforços conjuntos para o desenvolvimento do turismo.

A pauta principal foi o desenvolvimento econômico dos municípios e a retomada dos eventos e da atividade turística em meio à pandemia. O turismo trará benefícios direcionados a comunidade e ao comércio local, o que requer a participação ativa dos empresários que terão retorno direto e indireto com a atividade turística.

Surgiu em Ivinhema a ideia de organizar as rotas já existentes nos municípios e criar o Circuito de Ciclo Turismo do Vale das Águas.

Com o seu grupo o Biketerapia, Elaine Cristina Scarmanhani, começou a organizar com alguns proprietários da agricultura familiar para receber o seu grupo. Elas então encerravam a rota do dia saboreando com o que de melhor cada uma das propriedades tinha para oferecer.

Em tempo, a Chefe de Turismo do município de Taquarussu, Márcia Mendez relatou que em março de 2020 realizou o 1º Café com Bike rural. Um passeio de bike até o sítio São Miguel no Bairro Oitocentos Alqueires, uma ideia que teve como objetivo unir pessoas, incentivar a praticar o ciclismo, e praticar a solidariedade arrecadando leite para o Hospital do Amor e também valorizar os produtos locais, onde quase tudo servido no café foi adquirido no município, além dos participantes conhecerem e apreciarem a paisagem durante o percurso.

Objetivando a substituição de conselheiros devido ao vencimento de mandato do Fórum de Turismo Vale das Águas, no próximo dia 26 de fevereiro de 2021, acontecerá no município de Nova Andradina na associação comercial a eleição da diretoria, onde o desafio do (a) Presidente Eleito (a) será unir os municípios do Vale das Águas a criarem alternativas para alavancar o turismo nos municípios e na região de forma que um possa complementar o que o outro não possui.

A Fundação de Turismo, será convidada a participar de uma reunião após a eleição e posse da diretoria para orientação aos municípios para esclarecer sobre a atualização do mapa do turismo imprescindível para recebimento de recursos do ministério do turismo e ainda sobre o programa de classificação dos municípios também em 2021.

Serão também convidados a participar representantes do Sebrae, SENAI, Senac, Senar e dos conselhos de Turismo dos municípios e o Gerente do PEVRI Reginaldo Oliveira.
Será um momento ímpar, somar esforços para que o turismo traga desenvolvimento e retorno financeiro para a comunidade de cada município e consequentemente ao comércio de cada localidade.