No ultimo dia  20 de fevereiro a equipe técnica do CRAS, juntamente do apoio da Gestão e presença da secretária municipal, foi realizado o primeiro encontro de gestantes deste ano de 2019. A cada semestre, anualmente, são realizadas atividades psicológicas e oficinas de bordado e costura que visam um acompanhamento especializado das mães- gestantes e seus bebês.

Muito se fala sobre as necessidades do bebê e o papel de mãe, porém torna-se imprescindível também, o suporte aos sentimentos “escondidos” durante este processo de vínculo construído entre mãe e filho, especificamente neste estágio mãe-feto, mãe-bebê. Tais grupos desenvolvidos oferecem vivências através de dinâmicas, coordenadas pela Psicóloga da unidade juntamente do auxílio das Pedagogas.

Diariamente a gestantes contam com a equipe de Costura que ensinam/aprimoram as habilidades artísticas e de suporte na supressão das necessidades básicas da criança, neste caso, do enxoval que o bebê precisa. E conforme já descrito, quinzenalmente os grupos psicológicos acontecem para a diluição emocional e acolhimento das mães.

Neste primeiro encontro de hoje, as gestantes integrantes do projeto puderam vivenciar alguns momentos deste período, sentir a gravidez. O tema emergente “Precisamos falar sobre a adolescente que matou a própria filha” pôde oferecer condições para a conscientização da importância de SE cuidar, de cuidar dessas mães que vêm buscando assumir esse papel de suficiência.

“Precisamos proteger, precisamos amar, precisamos tentar considerar esse processo.”

segundo modulo (1) segundo modulo (2)