Nesse dia 29/11/2018, a EQUIPE CRAS- Centro de Referência da Assistência Social realizou o Projeto Família Destaque. O desenvolvimento deste se deu em decorrência de todo o trabalho processual de Grupos Familiares durante o ano de 2018.

A dinâmica dos Grupos é coordenada através da Psicóloga da Instituição, juntamente com o suporte Pedagógico e durante este processo, trabalha-se o conceito de o ser humano constituir-se sempre a partir do outro, sendo os vínculos elos que constituem o desenvolvimento das pessoas. Não é possível amadurecer sem as relações.

Por meio desta perspectiva, é possível melhor conviver em grupos, dentre eles, a família como o mais estreito- um sistema que compreende-se pela soma das “partes”, as quais são individuais (subjetivas). Assim, os profissionais técnicos avaliaram a necessidade de destacar os pontos positivos obtidos por meio das intervenções grupais para a conclusão do processo. É importante destacar as etapas dos Grupos, suas fases, bem como seus desempenhos.

Para prestigiar tais resultados, esteve presente também, a Secretária da Assistência Social e a Primeira Dama. Ambas acompanharam o evento, enfatizando os benefícios da participação ativa das famílias nos grupos e parabenizando os resultados obtidos. A entrega dos Certificados, ocorreu para destacar os empenhos e motivar os participantes para demais conquistas:

“APÓS O PERÍODO DE LUTA EXPERIMENTADO, MANTÉM-SE SUFOCADO, CANSADO E INDISPOSTO. RELACIONAS ENTÃO, AS NECESSIDADES QUE NÃO FORAM SUPRIDAS ÀS DEMAIS COMO UM TODO. VÊ QUE OS OUTROS INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS SE DEMONSTRAM PRÓSPERAS E FELIZES, USUFRUINDO DOS BENEFÍCIOS DA VIDA QUE NUNCA CHEGARAM ATÉ VOCÊ, E A AMARGURA COMEÇA A ANINHAR-SE NOS TRAÇOS DOLORIDOS.

EVITE CAIR NO DESALENTO FACE À INSINUAÇÃO FALSA!

O PROPÓSITO, A MOTIVAÇÃO, O POTÊNCIAL QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ, SÃO OS TALENTOS DA VIDA; ELES TE MATÉM EM TODO LUGAR. A PARTICIPAÇÃO ATIVA, É A FORÇA MOTIVADORA QUE LHE SUSTÉM, MANTENDO O “EQUILÍBRIO”.

SEM SUAS FORÇAS TUDO RETORNARIA AO CAOS DO PRINCÍPIO. PORTANTO, BUSQUE ALIMENTAR ESSA ENERGIA INTERIOR ATRAVÉS DO FAZER. FAÇA COLOCANDO OS TEUS MELHORES EMPENHOS, DE MODO A ENRIQUECER-TE DA JUSTA GRATIVIFAÇÃO EMOCIONAL E PESSOAL. ESTA É A RELAÇÃO FRENTE AO TEU MARAVILHOSO MEIO DE GANHAR, COM NOBREZA E PROSPERIDADE.”

A equipe CRAS, juntamente da Secretaria de Assistência Social e Gestão Municipal, compreende o bom desempenho durante os acompanhamentos. Através do suporte do Grupo, as famílias vivenciaram- vivenciam que as portas sempre se abrem frente a determinação, servindo de experiência para as pessoas. Aquelas que nos relacionamos.

Para concluir, a equipe ressalta o feedback positivo do trabalho desenvolvido em Grupo, e comemorou com as famílias no “café da manhã”.

CRAS