Notícias|

CRAS- Centro de Referência da Assistência Social do município através do Projeto Bebê a Bordo, realiza encontros de grupos com gestantes. O objetivo do Grupo é oferecer a oportunidade adequada de compreensão, expressão de sentimentos e vivências. Portanto, durante o acompanhamento realizado nesta fase gestacional, trabalha-se com as integrantes este momento, preparando-as para o desenvolver do papel de mãe e suas futuras implicações. Na sessão grupal de hoje (26/09/2018), as gestantes foram direcionadas a contextualizarem um sistema familiar.

Para que o momento ocorresse, foram utilizados Instrumentos e Técnicas do Psicodrama- aplicados pela Psicóloga (Diretora do Grupo), juntamente com o acompanhamento da Pedagoga (Ego- Auxiliar), ambas profissionais da equipe CRAS. De início, visando o aquecimento e integração do grupo, as gestantes foram conduzidas à criação do cenário e contexto familiar que ocorreu por meio de colagens que expressassem a dinâmica familiar.

Após a elaboração dos materiais, o sentido atribuído pelo grupo foi o de acompanhamento, influencia e compreensão da família. Nesse sentido, para que tais conceitos fossem vivenciados, criaram um cenário e desenvolvimento de papéis para a dramatização de um contexto familiar. Na mesa do café da manhã, os pais e filhas (papéis desenvolvidos pelas gestantes) mediaram o conflito da gestação precoce e suas implicações de maneira sistêmica.

Na finalização da atividade, no momento do compartilhar, os sentimentos e as reflexões foram expostas por meio do Grupo e da plateia (equipe CRAS). Como resultado, obteve-se a vivência de como os conflitos podem ser trabalhados e amenizados através dos vínculos familiares. Trazendo não apenas informações, mas também, uma situação vivida pelas integrantes.

 

FB_IMG_1537980861343 FB_IMG_1537980866285 FB_IMG_1537980870043 FB_IMG_1537980872825 (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window
Skip to content