A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul divulgou nesta quinta-feira (7), o resultado final da apuração do IQE-MS – Índice de Qualidade da Educação referente ao ano de 2024.
O indicador é utilizado para calcular a parcela da cota-parte do ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços destinados aos 79 municípios, com base em critérios relacionados à qualidade do ensino oferecido pelas redes municipais.
Entre os fatores considerados estão a taxa de aprovação, nível de proficiência dos alunos, equidade no acesso à aprendizagem, investimentos em educação, infraestrutura escolar e indicadores socioeconômicos.
O município de Taquarussu obteve o melhor índice de proficiência com 755 pontos,o que reflete alto desempenho em proficiência, equidade e gestão.
O resultado final, com todos os coeficientes calculados para cada município, foi publicado no Diário Oficial do Estado. Os municípios com melhores desempenhos receberão uma fatia proporcionalmente maior dos recursos do ICMS. “Estamos muito felizes com a avaliação que apontou Taquarussu com melhor índice de proficiência escolar do estado, o melhor desempenho da história do município, acredito que esse resultado positivo é uma conquista que celebramos por conta do trabalho dos profissionais da educação e investimentos que nossa gestão faz nesse setor tão importante, a educação é prioridade da nossa gestão, e com planejamento e dedicação é possível transformar a educação pública”, afirmou o Prefeito Clóvis do Banco.