O Programa tem o intuito de fomentar o turismo dos municípios do estado através do levantamento da infraestrutura e do apoio oferecido em cada um deles, além de incentivar o desenvolvimento da atividade e atrair novos investimentos para o setor.

O município de Taquarussu em 2013 foi classificado na categoria Semear que manteve até 2016; Em 2017 evoluiu para a categoria Nascer e em 2020 evoluiu para Frutificar ao lado de municípios como: Três lagoas, Ponta Porã, Rio Verde, Naviraí, Fátima do Sul, Nova Andradina entre outros.

Ressaltando que após a categoria na qual Taquarussu foi contempladas tem a colher na qual estão inseridos municípios como Campo Grande, Dourados, Corumbá e Pantanal.

Entre os critérios o município teria que ter COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, estar participando da Região Turistica no caso de Taquarussu- Vale das Águas, ter Plano Municipal de Turismo validado pelo Conselho, Plano de Marketing Turístico, entre outros requisitos dentre os quais ter Prestadora de Serviços Turísticos cadastradas no Cadastur do Ministério do Turismo, ficha do Produto Turístico, com detalhamento das potencialidades e atrativos naturais e culturais,sustentabilidade ambiental,proteção à infância e a juventude,disponibilidade de serviço de atendimento ao turista, Projetos voltados ao Turismo sustentável entre outros requisitos.