Por medidas de enfrentamento ao Novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquarussu-MS, adquiriu através de processo licitatório, modalidade dispensa de licitação, de número 77/2020, 500 testes rápidos, de acordo com as normas da Anvisa e Análise Satisfatória do INCQC – Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde, com detecção de IGM e IGG para a Covid-19.

Nesta etapa serão testados todos servidores municipais de Taquarussu, por ser um contingente de pessoas que representam grande parte e diversidade da população. A partir dos resultados da testagem, será possível estimar o nível de contaminação no município e a partir daí tomar melhores medidas de combate à pandemia.

Os testes já foram entregues à Secretaria Municipal, onde a Enfermeira Responsável pelos trabalhos referentes à Covid-19 no Município, Amanda Barth, estará realizando a testagem a partir desta terça-feira, 20/10/2020, com início no Centro de Educação Infantil Esmeralda Carvalho Cunha. E posteriormente nos demais órgãos municipais.

A cotação de preço foi realizada com oito empresas: C.A DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES EIRELI, ONCO IMPORT ASSESSORIA E CONSULTORIA EIRELI, NL COMÉRCIO EXTERIOR LTDA, MULTILASER INDUSTRIAL S.A, DORTE DISTRIBUIDORA IMPORTADORA E EXPORTADORA LTDA, TARSO TAVEIRA DE MORAES, HEALTH CARE & DUBEBE INDÚSTRIA COMÉRCIO IMPORTAÇÃO, saindo vencedora a empresa MULTIHOSP COMERCIAL DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA, com valor de R$ 22,50 cada teste, totalizando R$ 11.250,00, a serem pagos com recurso federal exclusivo do enfrentamento à Covid-19. Sabe-se que essa medida de testagem, foi resultado de ideias colhidas em reunião pela equipe da Covid-19 no município de Taquarussu-MS, afirma os Gestores Roberto Tavares e Josimar de Matos, onde acreditamos assim, termos uma melhor ideia do número de possíveis casos de Coronavírus em nosso município, ressalta.